House-hunting

Ontem fui ver mais uma casa à hora de almoço e 2 ao fim do dia.

A da hora de almoço não era má de todo mas estava muito cara e ficava a quase 10 minutos a pé do metro. A casa tinha 4 andares (tipica casa vitoriana) e o quarto ficava no ultimo andar. Até achei piada à coisa, no rés-do-chão era a cozinha, depois no primeiro andar era a sala, depois no segundo eram dois quartos e no ultimo era o meu quarto. Parecia que tinha andado para tras no tempo até à época da Janeiro Austen ou da Elizabeth Gaskell. O quarto era até bastante espaçoso e tinha tudo o que eu precisava. O problema foi o preço, por aquele preço nao quero subir 3 lances de escadas com 1m de largura e andar 10 minutos para o metro. Temos pena.

A segunda fica em Vauxhall, num empreendimento enorme, todo envidraçado, moderno, com ginasio e supermercado e metro e tudo e mais alguma coisa à porta, mesmo junto ao rio e à ponte de Vauxhall. A casa era óptima, quarto espaçoso, montes de arrumação. Melhor ainda, a outra pessoa que lá vive é mesmo o dono da casa (muito simpático) e disse que ia para a Malasia uns meses durante o inverno por causa dum projecto qualquer e disse que não ia alugar o quarto dele enquanto estivesse fora. E eu pensei imediatamente que ia ter uma casa em Vauxhall só para mim durante montes de tempo! Fiquei com os olhos a brilhar. Mas o problema é que é realmente um pouco cara e a questão é a probabilidade de ir trabalhar para Birmingham. Tenho uma casa fantastica junto ao rio e ao metro e tudo e tudo, mas depois so estou em Londres ao fim de semana e custa-me os olhos da cara…

A terceira fica a 300m do hyde park…. estão a ver-me a ir correr todas as manhãs para o hyde park? Não estão, e eu tb não, mas o que conta é a intenção!!! O predio era espectacular, a casa era muito porreira, ficava pertissimo do metro tambem, para alem do seu grande ponto forte, Hyde Park ali ao lado. Mas não gostei do ambiente da casa. A rapariga era venezuelana e parecia simpatica e tudo e até conhecia Portugal. Mas pelo meio da conversa calhou a dizer que ela era capaz de ir sair da casa dai a uns meses e que a outra rapariga tambem pode ser que sim e assim de repente pareceu-me uma daquelas casas em que esta sempre pessoal a entrar e a sair e não gostei muito da instabilidade da coisa. Outra coisa que ela me disse, quando eu perguntei se podia ter visitas ao fim de semana e isso, foi que sim, claro, lá na casa estao sempre a fazer isso, e a propósito haviam de chegar 3 amigos dela durante os jogos olimpicos que iam lá ficar 3 semanas!!! Ora bem, eu não me importo que venham amigos um fim de semana ou uma semana mas logo 3 de uma vez e 3 semanas?!… E da maneira como ela falou parece que tem visitas todos os meses!!! Outra coisa meia estranha é que tinha que pagar a renda aos 3 meses de cada vez, ou seja, como aquilo era um short-term let de 3 meses, eu pagava já a renda toda.
Portanto fiquei um pouco de pé atras com isto tudo.
Tambem pus em perspectiva o facto de ficar ao lado de Hyde Park. Sim, é espectacular, mas sinceramente, a area de Vauxhall tambem me atraiu bastante. Chguei lá um pouco antes da hora e fiquei a passear na área envolvente do empreendimento, junto ao rio, tem esplanadas muito simpáticas, uma ganda vista (o apartamento não tem vista para o rio, mas para uma avenida larga e desafogada, era o 5o andar), um passeio junto ao rio que vai dar ao London Eye, aquela ponte. E o que não falta em Londres sao parques e zonas para passear, e let’s be honest, eu não me vou por a correr regularmente numa cidade em que chove dois terços do tempo!

Devido ao preço do apartamento de Vauxhall, ao fim do dia liguei à rapariga italiana do primeiro apartamento que vi, logo no dia em que cheguei, em Rotherhithe, que tinha um preço muito simpatico e, depois de ver outros quartos, o dela nao me pareceu assim tao pequeno after all, e perguntei-lhe se ela ainda nao o tinha arrendado e se ainda me podia considerar na escolha dela. Ela disse que sim, e que hoje me dizia qualquer coisa.

Mais tarde, ao falar com a minha flatmate actual (que me disse, 900£? That’s not a lot! E eu fiquei, quanto é que tu ganhas mulher???), ela disse que a opiniao dela era que se calhar era melhor escolher uma coisa mais barata onde me sinta confortavel (até mesmo por causa da hipotese de Birmingham) e depois de uns meses, quando já conhecer a cidade melhor, se quiser mudo para outro lado e faço uma decisao mais consciente. Eu achei que ela tinha razão e vou dar prioridade ao mais barato.

Resumindo, Rotherhithe se a italiana ainda me quiser, Vauxhall se ela nao me quiser, Hyde Park muito provavelmente não, nem que os dois anteriores não me queiram. Não tive uma good vibe daquela visita.

A propósito da dificuldade de arranjar casa em Londres, bem, não vou dizer que é fácil, mas até agora não tem sido mais dificil do que em Lisboa. Vêem-se umas coisas, algumas enganam um bocado nas fotos, outras são estupidamente caras, etc, etc, mas tudo isto eu já esperava. O que eu não esperava era ter as pessoas das casas a mandar-me sms a perguntar se eu estou interessada afinal ou não. Tinha ideia de que como há gente aos pontapes a querer viver cá, houvesse mais procura que oferta (basta olhar para os preços) e se eu nao quisesse haveria uma fila de gente atras de mim que havia de querer.
Mas ja 2 me mandaram sms a perguntar se eu queria o quarto ou não, e uma delas, a de Hyde Park ate disse que podiamos negociar o preço! Isto porque eu dei a desculpa de que o preço estava um pouco acima do meu orçamento. O outro de Clapham também disse que podia tirar umas libras ao preço, mas quer dizer, negociar preços em Hyde Park? Onde é que este mundo vai parar?! Das duas uma, ou isto esta mau para arranjar inquilino, ou entao as pessoas que lá apareceram eram piores que eu! Estou a sentir-me bastante disputada! It’s a good feeling!

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

