Deve ser isto que se entende por “diversidade cultural”

Hoje ao almoço, na minha mesa estava um indiano que se mostrou muito surpreendido por haver países no mundo onde se conduzia à direita. Pensava que era só nos Estados Unidos e que o resto era tudo como no UK (e Índia, que enquanto antiga colónia, herdou o mesmo sistema de condução)… Eu ainda pensei que ele estivesse a gozar mas não, ele perguntou mesmo se nós (polacos e portugueses e demais Europeus) também conduzíamos como na América!… E nos naquela, ó amigo, nós não conduzimos “como na América!”, nos conduzimos “como deve ser”, a excepção são vocês!
E depois ele assim “então e nos vossos países quão restrito é o acesso a uma carta de condução?”
E eu olhei pó polaco, ele olhou para mim, e perguntou-lhe, “como assim, quão restrito?..”
Ele faz o símbolo internacional do dinheiro, esfregando o polegar no indicador, e pergunta “é mesmo preciso saber conduzir e tem uma idade mínima e isso?”
Eu tento disfarçar um sorriso paternalista já a temer estar a quebrar ali umas quinhentas mil regras do politicamente correcto mas não contive uma gargalhada interior (como se eu fosse natural dum país exemplar em níveis de corrupção, não é?).
“Ah isso? Pois, é preciso saber conduzir, é!”, responde o polaco num tom de não há cá pão pa malucos.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

