De comboio pela Escócia

A viagem de Glasgow para Newcastle é via Edimburgo. Tanto Edimburgo como Newcastle ficam na costa Este da Grã-Bretanha por isso a viagem é feita perto da costa e muitas vezes avista-se o mar e algumas praias.

Esta costa é diferente da portuguesa mas talvez seja mais por consequência humana do que natural. Em Portugal a costa é normalmente composta por uma praia com os devidos apoios, um bar, um estacionamento, um paredão, acessos, etc. Aqui é muito escarpada, não há grandes extensões de areia branca, há muitas rochas. Neste aspecto é parecida com a costa do Estoril. É uma costa selvagem e as praias estão em estado natural porque suspeito que os locais não as usem muito, pelo menos para os mesmos fins que nós, portugueses. No fundo, não sabem bem o que fazer com elas! Primeiro, os dias do ano em que as poderiam aproveitar não devem abundar e depois, tecnicamente, isto já é o Mar do Norte, por isso a água deve ser fresquinha.

No entanto, e talvez por ser tão diferente, não deixei de ficar maravilhada. A sua beleza selvagem é tão arrebatadora como muitas praias bonitas de areia branca que se encontram em qualquer ilha tropical. É uma costa que, não sendo bonita no normal sentido que uma praia devia ser, não se parece importar muito com isso, não se desculpa por ser como é, antes aproveita esse facto e assume-se quase como que se as praias aqui não servissem os propósitos a que os veraneantes normais estão habituados mas apenas como cenário. As praias do norte da Grã-Bretanha devem ser admiradas como quem admira vales, montanhas e lagos.

Por outro lado, o troço Edimburgo-Glasgow é feito pelo interior porque estas duas cidades ficam em pontas opostas da Escócia. Este interior é diferente do interior da Inglaterra a que estou habituada a ver da janela do comboio quando viajo de Londres para Chester. É mais árida. O seu verde é mais amarelado. Parece que estamos no fim do verão. Deve ser por causa do frio que faz aqui. Outra diferença são os canais; a viagem em direcção a Chester é sempre muito perto dos canais e isso proporciona uma paisagem mais romântica.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s