Taxis

Agora deu-me para vir de taxi do aeroporto para casa. Das duas últimas vezes assim foi.

taxi

No ano passado comprei uma caderneta de bilhetes do Heathrow Express (HEX para os amigos) porque davam 10 pelo preço de 8 (ou eram 12 pelo preço de 10?… Era assim uma coisa do género) e entretanto os bilhetes da caderneta acabaram-se na viagem da Páscoa.

Ponderei comprar mais outra, mas os bilhetes têm a validade dum ano e não tinha a certeza se iria fazer 10 (ou 12?) viagens no HEX num ano, alias, tinha quase a certeza que não as ia fazer, por isso era arriscado.

A razão pela qual tomei essa opção no ano passado foi principalmente porque usava muito Heathrow porque trabalhava em Chester e era o único aeroporto que tinha voos para Lisboa depois das 18:30 que era o mais cedo que eu conseguia estar num aeroporto.

Uma viagem típica de sexta-feira era sair de Chester as 13:30, chegar a Londres (Euston) as 15:40; apanhar outro comboio para casa onde chegava por volta das 16:10, deixar a mala da semana e pegar na mala de fim de semana que já tinha ficado pronta, sair de casa no máximo as 16:30; chegar a Paddington por volta das 17h, apanhar o HEX (idealmente, o das 16:55 ou pior, o das 17:10), chegar ao aeroporto no máximo ate as 17:30. Com isto tudo, o avião que conseguia apanhar mais cedo era às 18:30 na TAP (o seguinte é às 19:45, TAP, e o ultimo do dia para Lisboa é o da BA às 20:20) e esse era também o mais arriscado – chegar a Heathrow uma hora antes do voo é arriscado, às vezes há filas intermináveis na segurança, principalmente às sextas-feiras e na maior parte das vezes a porta dos voos da TAP para Lisboa é quase a ultima, é preciso atravessar o aeroporto todo para lá chegar. Uma vez tive que correr para o apanhar que quando me despachei da segurança já estava “boarding” e 5 minutos depois já estava “closing” (raisparta a TAP, quando estamos lá a tempo é que eles se atrasam). Quer dizer, quero pensar que eles não se iam embora sem mim… as vezes chamam passageiros pelo nome, mas nunca fiando.

Por outro lado, vivia no oeste de Londres e o HEX vai até Paddington, à noite estava em casa em uma hora na pior das hipóteses e se tivesse sorte com o autocarro, meia hora bastava. Dava muito jeito.

Neste momento, ambos os factores que me levaram a viajar muito por Heathrow (e consequentemente, no HEX) já não se verificam. Ja moro do outro lado da cidade, ou seja, se viesse no HEX ainda tinha que me meter no metro em Paddington e mudar 2 vezes de linha para chegar a casa. Depois da meia noite essas manobras são arriscadas, podemos não ir a tempo para apanhar o último metro e ainda acabava por provavelmente ter que apanhar um autocarro. E como já não estou em Chester, não tenho que correr para apanhar o avião às sextas-feiras – se sair um bocadinho mais cedo do trabalho, por volta das 16h, pelo metro estou em Heathrow por volta das 17:10 (e o metro são 5£, o HEX são 20£ – quer dizer, com a caderneta ficava em 16£)

O facto de estar a trabalhar no centro de londres permite-me apanhar voos mais cedo e/ou mais baratos (lowcost*) noutros aeroportos. E é isto que nos leva aos taxis.

A Ryanair já voa para Lisboa e voa de Stansted. É mais barato. Por outro lado, também tem horários um pouco cruéis do tipo, chegar cá por volta das 23:30 aos domingos, e a essa hora eu já sou rica suficiente para apanhar um taxi; se fosse de comboio (e bus) nuuuunca mais chegava a casa, demorava praí hora e meia ou mais, enquanto que o taxi demora menos de uma hora e deixa-me à porta de casa.

Assim, das últimas duas vezes, a penúltima de Stansted (70£ -auch-) e a última de Heathrow (45£), tenho vindo de taxi.

Worth every penny!

Para quem quiser saber, http://www.expressairporttransport.co.uk/ e http://www.airporttaxis-uk.co.uk/

PS – E ficam também a saber que, a 21£ o bilhete no HEX, mais vale virem de taxi se forem duas pessoas ou mais. Claro que o metro fica sempre mais barato e se for o caso de sair do aeroporto até, vá, assim às 9 da noite, eu diria que mais vale o metro que vos põe no centro de Londres em aprox. uma hora, até porque mais cedo também há transito e demoram mais de taxi do que de metro. Agora, se for depois das 22h, ó pá, não se metam nisso, apanhem um taxi que é melhor.

(mas se ainda assim quiserem, o último metro sai de Heathrow por volta das 23:30 mas chega ao centro de Londres uma hora depois por isso se ainda tiverem que mudar de linha, esqueçam, a essa hora já se foi o último metro há muito tempo)

heathrowtube

PPS – Acabei de verificar no site do HEX que agora as cadernetas ainda estão melhores: 12 pelo preço de 9, ou seja, ficam a 15.75£ cada bilhete!

* isto de as lowcost serem mais baratas nem sempre é verdade, principalmente nos voos de fim de dia às sextas-feiras e mais ainda no verão.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s