A aventura do passaporte – parte I

Saí de Portugal há dias com a súbita e algo desconfortável consciência de que devia ter renovado o meu passaporte e não o fiz. Previ logo um pesadelo porque já tinha ouvido histórias de horror para fazer varias coisas no consulado português em Londres. Portanto, tudo o que relato abaixo é culpa exclusivamente minha. Seria até mesmo que não tivesse ouvido que era difícil lidar com o consulado porque eu já devia saber que tudo é dificil em Portugal e portanto se eu achei uma maneira fácil de fazer o passaporte, que é ir a uma loja do cidadão, era isso que eu devia ter feito e não andar aqui a inventar.

Resolvi procurar no google. O google indica-me que há um site do Consulado Geral em Londres, e nesse site podem-se fazer marcações online (eh lá! Estamos muito modernos) para renovar o passaporte. Ok… vou ao site, clico no link para fazer a marcação, primeira barreira – é preciso um pré-registo no consulado. Bolas! Mas afinal dá para fazer o pré-registo online! Ah, menos mal.

Faço o pré-registo que tem efeitos imediatos. Começo a pensar que se calhar não será assim tão doloroso. Pobrezinha de mim, que sou tão ingénua. Tento agendar a renovação do passaporte online. O site é daqueles que quer ser tão bonito e bem desenhado que é uma bosta e leva-me algum tempo a perceber como agendar aquilo como deve ser (também se pode dar o caso de eu ser uma naba).

Entretanto, ligo para lá. Depois de uns 6 minutos de uma pré gravação automática a explicar em português e inglês o que é o consulado e o que se pode lá fazer (durante a qual me informam que posso mandar um email mas que, devivo ao elevado volume de emails que eles recebem, o tempo de resposta sao 10 dias úteis!), vem outra gravação automática a dizer que as horas de funcionamento do consulado são das 8:30 às 16 (isto eram 9 da manhã) e que o consulado está fechado… Como assim, está fechado??? Não sei, não havia mais informação, estava fechado. Pimba, desligaram-me a chamada!

Resolvo novamente tentar a marcação online. Detecto que há um manual de agendamentos. Ok, vamos lá ver ao manual como é que é. Chego finalmente ao calendário onde é suposto procurar uma vaga. Procuro no calendário, não há vagas. Vou andando no calendário ate Junho de 2016 e não há uma vaga…

Resolvo ligar para o consulado outra vez. O telefone esta impedido, o que é deveras estranho num sistema de atendimento automatico… Resolvo mandar um email; já estou por tudo. A seguir vou dar uma olhadela ao skyscanner já a pensar que vou ter que ir a Portugal tirar o filho da mãe do passaporte, querem ver!

Descubro na net que há uma loja do Passaporte no aeroporto de Lisboa (e já agora, para vossa informação, tambám há uma no do Porto) o que me parece uma óptima ideia. Ligo para lá. Telefone desligado, atende-me uma máquina automatica que me convida a deixar uma mensagem. Isto, umas 3 ou 4 vezes.
Resolvo ligar outra vez para o consulado, mesma cantilena da primeira vez, passados 10 minutos de espera, o consulado está fechado, pimbas, desligam-me o telefone.

Vou ao consulado. 45 minutos à espera. Enquanto estou lá a secar, reparo num aviso colado a parede que informa que não se aceitam pagamentos em cheque nem cartões de crédito nem débito. Nota mental para trazer dinheiro quando tiver que pagar. Ou uma galinha. Entretanto recebo a resposta automática ao email que tinha enviado antes, a dizer que receberam a minha mensagem e que vão responder dentro de 10 dias úteis. Isto,  3 horas depois de eu ter enviado o email. 3 horas para mandar mensagem de resposta automática, xiça, que eles devem estar mesmo entupidos de emails!

Lá me recebem; explico o problema; informam-me que neste momento não há vagas disponíveis para marcação de renovação de passaporte mas que devem abrir mais vagas hoje ou amanhã. Enquanto tento compreender como é que um sistema de marcações online pode ter que esperar para abrir vagas, informam-me que quando as abrirem, será para a segunda semana de Janeiro, mais ou menos daqui a dois meses.

E pronto. É este o estado da situação. Espero que abram as vagas depressa, mas honestamente ainda estou à espera de ter que ir a Portugal de propósito…

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

