Saudações inglesas

Aqui só se diz good morning (abreviado para mornin’) quando se passa pelas pessoas de manhã e só se trabalharmos com elas. Ao passar na entrada do edifício depois de almoço ninguém diz boa tarde nem ninguém diz até amanhã nem tenha uma boa noite ao sair ao fim do dia. Ao entrar num elevador, ninguém diz bom dia nem boa tarde nem olá nem nada, entramos no elevador como se não estivesse lá ninguém.

Quando alguém pergunta “how are you” a resposta mais comum é em “not too bad” ou “can’t complaint” ou qualquer coisa do género. Lembro-me de ler algumas coisas há uns tempos que falava do pessimismo dos portugueses que, à pergunta “como vai?” respondiam sempre “vai-se andando” em vez de um confiante “bem, obigada” e como essa falta de optimismo era uma das razões do nosso atraso económico (divertem-me sempre muito estas teorias). Pelos vistos os ingleses são a mesma coisa, por isso não é daí.

Quando duas pessoas se conhecem ou são apresentadas uma à outra, cumprimentam-se com um aperto de mão, mesmo em ambientes casuais. Depois de se conhecerem há algum tempo, se tiverem uma relação mais ou menos próxima, se trabalharam juntos ou são mais do que simples conhecidos, podem cumprimentar-se com 2 beijos e/ou um abraço quando se encontram e quando se despedem, mas não acontece sempre.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe um comentário